Vamos tomar um café?

Olá meus caros amigos!  Vamos começar esse texto com uma pergunta beeeem simples:

Das pessoas que você conhece, no seu ramo de atividade, quantas falariam bem de você ou te indicariam para um novo trabalho?

Essa pergunta deve te trazer duas reflexões básicas: Qual o nível de qualidade do seu trabalho e a reflexão que quero tratar nesse texto: Quantas pessoas você conhece no seu ramo de atividade e qual percentual dessas pessoas iriam realmente interceder a seu favor?
A resposta para essa pergunta está numa palavra muito usada no meio corporativo: 

Networking!

Já ouviu falar disso?
Podemos definir "networking" como sua rede de relacionamentos real, no ambiente ou no mercado de trabalho. Basicamente é a quantidade de pessoas no meio com as quais você se relaciona e com as quais você pode contar para as mais diversas situações.
Importante lembrar que não são só pessoas que fazem a mesma coisa que você faz, e sim, a rede de profissionais que faz o mercado em que você atua girar.
Por exemplo, se você trabalha numa empresa, seu networking vão ser as pessoas que você conhece da área comercial, da contabilidade, de recursos humanos, de compras e assim por diante.
Na música, além, obviamente dos seus amigos músicos, seu networking deve abranger profissionais de áudio (tanto para ao vivo como estúdio), profissionais de vídeo, roadies, produtores de shows, donos de casas de espetáculo, apresentadores, jornalistas e assim vai.

Como desenvolver e manter seu Networking:

1. Expanda suas amizades no circulo de trabalho, naturalmente. Sempre que tiver oportunidades de conhecer pessoas do seu mercado, aproveite! Vá até a pessoa, se apresente, diga rapidamente o que faz, se tiver um cartão de visitas, melhor e estabeleça o contato. Evite adicionar pessoas em redes sociais sem necessidade e de forma abrupta ou sem ter ao menos um assunto pra desenrolar. É extremamente produtivo quando você tem algo a conversar com a pessoa que não seja uma necessidade. Transforme o evento de conhecer alguém numa boa experiência para a pessoa. Se você sabe quem a pessoa é por outras fontes, procure conversar sobre assuntos de interesse comum. Caso não tenha uma prévia, pergunte coisas do mercado, do trabalho, evitando falar de números e de negócios específicos, pois pode soar invasivo. Até mesmo com assuntos pessoais, tenha cuidado: não são todas as pessoas que gostam de falar da vida privada.

2. Mantenha sua rede viva e ativa! Lembre-se sempre de manter contato com as pessoas. Isso é uma prática saudável que é benéfica para todos. Convide para um café, para um happy hour, se você toca com frequência convide para seus shows, mas lembre-se de reservar um tempo para conversar com seus amigos decentemente. Evite procurar seus contatos somente quando precisa deles. Isso é desrespeito! Hoje, as redes sociais ajudam muito a manter essas conexões ativas e vivas, comente tópicos, compartilhe artigos ou vídeos interessantes, caso haja possibilidades, indique seus contatos para trabalhos que te pedem indicações, enfim, mantenha-se conectado e engajado na sua rede profissional.

3. Cuidado com parasitas! Sim, sim! Você vai se deparar com pessoas na sua vida e na sua carreira que irão te procurar única e exclusivamente por interesse, obviamente somente quando for interessante para elas. E pode estar certo que, quando você precisar dessa pessoa, é muito provável que ela não irá te ajudar, ou até poderá te ignorar. Isso é um comportamento meio natural para as pessoas egoístas e egocêntricas. Não se deixe abater por isso, porque isso vai acontecer, sim e será inevitável e provavelmente você não conseguirá se livrar delas rapidamente. Ás vezes, você vai até demorar para perceber quem são essas pessoas. Cuidado! Na verdade, neste caso, tenha cuidado duplo: evite essas pessoas e, acima de tudo, evite ao máximo se tornar uma pessoa assim. Essas pessoas têm vida curta ou limitada em seus círculos sociais e você não quer isso pra você e pra sua carreira, certo? Neste caso, volte ao tópico número 2!

Seja você mesmo, conviva bem com seus amigos e parceiros de trabalho! E lembre-se, um cafézinho é sempre bem-vindo!
Boa sorte e Hit the Drum!

Comentários

Leia também: