Preparar, apontar, fogo!

Fala bateras, Humberto Zambrin na linha!
Vamos para nossa parte 2 das minhas ideias de Postura Profissional:

Estar preparado!

Quando você está na escola, está sujeito às famosas (e muitas vezes temidas) provas ou avaliações, não é?! Pois é, meu amigo...na vida profissional é assim também, só que as provas são todos os dias, a todo momento!
Na vida de um baterista, isso pode acontecer na forma de gravações ou apresentações ao vivo, na forma de shows ou até mesmo audições para um trabalho.
Recorrentemente ouço colegas mencionando fracassos e sucessos, mas pouco se fala do que os levou até esses destinos.
Tirando as audições, que levam uma componente de empatia na decisão, ou seja, dependerão se realmente gostam de você, além do fator técnico, todo segredo entre sucesso e fracasso está ligado ao seu preparo, única e exclusivamente!
E o que posso falar para vocês em termos de preparo que vocês não saibam? Bom, eu acho que tenho aqui algumas boas dicas…
Obviamente, se você tem uma audição ou gravação, você deve conhecer as músicas muito bem, ter executado cada uma delas quantas vezes forem necessárias para você se sentir confortável com elas e poder fazer uma performance extremamente relaxado e dentro da sua zona de conforto.
Caso você vá interpretar ou gravar um arranjo que seja seu, ele deve estar muito limpo e decidido, com definições e execuções treinadas e colocadas nos lugares e tempos certos.
Agora fica a pergunta: E se o tempo que você tem disponível não for suficiente para tanto preparo?
Isso não é difícil de acontecer, uma vez que quem vive de música acaba acumulando tantos compromissos e trabalhos quanto for necessário para se sustentar e para os que não vivem de música exclusivamente, achar tempo para isso entre os demais trabalhos e atividades pode ser quase impossível.
Nesse sentido, existem algumas regras de organização que podem ajudar bastante nesse preparo!

Minhas 4 regras básicas:

1. Mantenha sua técnica e estudos em dia! Uma rotina de estudos técnicos vai te ajudar muito, uma vez que estando sempre capacitado para performar no máximo de sua capacidade, será extremamente fácil atingir seus objetivos técnicos nesse trabalho;
2. O metrônomo é seu melhor amigo: sempre que for estudar, praticar, tirar uma música, etc, tenha um metrônomo com você. Eu sofri durante bons anos para me adaptar a isso, mas é a melhor coisa que você pode fazer para manter sua capacidade no máximo. Além de tornar sua execução mais precisa e suportar outros músicos de maneira muito sólida, o metrônomo irá te ajudar a economizar muita energia! Sim…é muito comum alguns colegas irem se empolgando com suas performances e acelerar as músicas. Quando isso acontece, você acaba gastando mais energia do que o necessário e pode acabar comprometendo sua performance, principalmente se você toca Heavy Metal em qualquer uma das suas variações ou sub-estilos!
3. Deixe seu equipamento com a manutenção em dia! Já imaginou ter que sair para gravar uma música e perceber que seu pedal está com uma mola quebrada? Ou que aquele prato que você adora está rachado? Ou simplesmente que você não tem uma baqueta em bom estado para uma gig? Acredite ou não, eu já testemunhei coisas até piores do que isso…fique de olho no que é seu! Seu equipamento é um espelho da sua postura profissional;
4. Use estúdios de ensaio para praticar! Se você não tem um lugar próprio onde você pode usar seu equipamento e praticar livremente e em alto e bom som, vá para um estúdio! Muitos estúdios de ensaio possuem preços diferenciados para bateristas que querem estudar, principalmente fora dos horários de pico. Procure um que você se identifique e faça sua proposta para os donos!

Bom, nem sempre é possível prever tudo que pode acontecer, mas essas quatro simples dicas podem te ajudar, e muito, a mostrar profissionalismo e suportar uma excelente performance em várias situações!


É isso aí! Obrigado, mantenha o foco e "Hit the Drum!"

Comentários

Leia também: